O real e o metrô

Anos da minha vida foram especialmente dedicados ao metrô.

Eu o usava, basicamente, para tudo. Mas os anos passam (eterno clichê), eu me mudei e abandonei. Usei poucas vezes em todos esses 10 últimos anos (menos em Buenos Aires, que o metrô era meu melhor amigo).
Acontece que esse confuso transporte urbano voltou à fazer parte de mim. Tão cheio quanto o Candeias/CDU de 17:40, mas com o mesmo ar-condicionado do Candeias que custa 3,75. Tudo por dois reais.

As vezes, eu tenho que batalhar por uma cadeira. Mas não uma cadeira qualquer: a mais perto possível da porta.
E as pessoas vão entrando. Todas, todos os tipos. Leis da física tornam-se fracas e difíceis de ser entendidas. Todo mundo cabe ali. Metrô é igual à coração de mãe. E, no final, ‘mais um’ é um conceito muito abstrato.

Na última vez, eu não consegui uma cadeira e tive que ficar em pé. Na frente da janela, vendo meu rosto, minha camiseta da Hello Kitty e meus cabelos bagunçados em um pseudo-espelho. Descobri por que Afogados se chama Afogados, mas Ipiranga e Werneck ainda não possuem explicação. E aqueles icones? Significam alguma coisa?

E vão se passando as estações… Cada vez, eu olho mais aliviada por perceber que, com o tempo, menos pessoas vão entrando no vagão. É como se meu coração as amasse. Amo ainda mais as que saem antes de mim. As que não gritam. As que não cheiram à peixe podre. As que pedem licença, minha filha. As que seguram minha mochila.

Pegar metrô me ensina que as coisas não são tão ruins assim.

Uma resposta em “O real e o metrô

  1. O metrô só faz parte da minha vida em dois momentos:
    Primeiro quando estou viajando em locais onde ele realmente funciona São Paulo, Lisboa e Paris.
    Segundo quando quero sair da cidade ele me leva até o terminal de ônibus. Para mim o metrô é sempre uma saída, me levando do cotidiano para o novo e normalmente desconhecido.

Deixe um comentário

