O real e o metrô

Anos da minha vida foram especialmente dedicados ao metrô.

Eu o usava, basicamente, para tudo. Mas os anos passam (eterno clichê), eu me mudei e abandonei. Usei poucas vezes em todos esses 10 últimos anos (menos em Buenos Aires, que o metrô era meu melhor amigo).
Acontece que esse confuso transporte urbano voltou à fazer parte de mim. Tão cheio quanto o Candeias/CDU de 17:40, mas com o mesmo ar-condicionado do Candeias que custa 3,75. Tudo por dois reais.

As vezes, eu tenho que batalhar por uma cadeira. Mas não uma cadeira qualquer: a mais perto possível da porta.
E as pessoas vão entrando. Todas, todos os tipos. Leis da física tornam-se fracas e difíceis de ser entendidas. Todo mundo cabe ali. Metrô é igual à coração de mãe. E, no final, ‘mais um’ é um conceito muito abstrato.

Na última vez, eu não consegui uma cadeira e tive que ficar em pé. Na frente da janela, vendo meu rosto, minha camiseta da Hello Kitty e meus cabelos bagunçados em um pseudo-espelho. Descobri por que Afogados se chama Afogados, mas Ipiranga e Werneck ainda não possuem explicação. E aqueles icones? Significam alguma coisa?

E vão se passando as estações… Cada vez, eu olho mais aliviada por perceber que, com o tempo, menos pessoas vão entrando no vagão. É como se meu coração as amasse. Amo ainda mais as que saem antes de mim. As que não gritam. As que não cheiram à peixe podre. As que pedem licença, minha filha. As que seguram minha mochila.

Pegar metrô me ensina que as coisas não são tão ruins assim.

Anúncios

Uma resposta em “O real e o metrô

  1. O metrô só faz parte da minha vida em dois momentos:
    Primeiro quando estou viajando em locais onde ele realmente funciona São Paulo, Lisboa e Paris.
    Segundo quando quero sair da cidade ele me leva até o terminal de ônibus. Para mim o metrô é sempre uma saída, me levando do cotidiano para o novo e normalmente desconhecido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s